Yang, X., Acevedo, D., Mohammad, A., Pavurala, N., Wu, H., Brayton, A. L., Shaw, R. A., Goldman, M. J., He, F., Li, S., Fisher, R. J., O'Connor, T. F., & Cruz, C. N. (2017). Considerações de risco no desenvolvimento de um sistema de cristalização contínua para carbamazepina. Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Orgânicos, 21(7), 1021–1033. https://doi.org/10.1021/acs.oprd.7b00130
A fabricação contínua (CM) é uma tecnologia emergente no setor de fabricação farmacêutica e a compreensão do impacto na qualidade do produto está evoluindo. Como etapa final de purificação e isolamento, a cristalização tem um impacto significativo nas propriedades físico-químicas finais das substâncias medicamentosas e é considerada uma etapa crítica do processo para alcançar a fabricação contínua de substâncias medicamentosas. Embora muitas publicações anteriormente se concentrassem em várias técnicas inovadoras para fazer continuamente cristais com as propriedades desejadas, as dificuldades de engenharia, como projeto de sistema, automação e integração com ferramentas de tecnologia analítica de processo (PAT), não foram amplamente discutidas. Aqui, os pesquisadores se concentram em como desenvolver um sistema de cristalização contínua, da perspectiva da engenharia de processos e das considerações de risco relacionadas à qualidade do produto.
Especificamente, eles descrevem uma plataforma automatizada de cristalização de suspensão mista e remoção de produtos mistos (MSMPR) de dois estágios para um composto modelo (carbamazepina, CBZ) que exibe vários polimorfos. O processo de cristalização inclui a integração de ferramentas PAT (microscopia Raman online e Medição de Refletância de Feixe Focalizado-FBRM) para monitoramento em tempo real.

Uma série de estudos de caso foi feita para avaliar o desempenho do sistema contínuo e das ferramentas PAT. Especificamente, os esquemas de desenho, transporte de polpa e variações nas variáveis do processo são considerados as três principais áreas de risco para o desenvolvimento contínuo do processo de cristalização. O sistema de cristalização contínua de prova de conceito usa controles de feedback/feedforward para atingir níveis constantes em cristalizadores, um programa de automação centralizado e monitoramento PAT para polimorfos e distribuição de tamanho de partícula (Raman e FBRM).
Este sistema de escala de pesquisa pode ser usado para avaliar conceitos de desenvolvimento de estratégia de controle e riscos de processo. Atualmente, o sistema demonstrou com sucesso realizar a cristalização de resfriamento em dois estágios do CBZ. Estudos preliminares indicam que um sistema de controle de nível com configuração de remoção de suspensão de tração inferior e configuração de filtragem alternada pode fornecer uma base de operação.