Wu, J., Wang, L., Xu, S., Cao, Y., Han, Z., & Li, H. (2023). Hidrogenação sequencial de nitroaromáticos em aminas alicíclicas por meio de nanopartículas Ru-Pd altamente dispersas ancoradas em nanofolhas de C3N4 esfoliadas ao ar. Avanços RSC, 13(3), 2024–2035. https://doi.org/10.1039/d2ra07612h
A hidrogenação de nitroaromáticos por métodos catalíticos verdes é altamente desejável para produzir aminas alicíclicas vitais; No entanto, em escala, isso é complicado pelos diferentes comportamentos de adsorção do grupo nitro e do anel de benzeno. Os catalisadores à base de Ru são muito eficazes para a hidrogenação de uma etapa de nitroaromáticos em aminas alicíclicas. Ainda assim, a questão da absorção competitiva complica a síntese e requer condições de reação adversas. Os catalisadores à base de PD demonstraram ter excelente atividade e seletividade para a hidrogenação de grupos nitro, mesmo em condições amenas. Os autores comentam que o C₃N₄ dopado com Ru já havia demonstrado hidrogenação de anel aromático eficaz. Portanto, para a conversão de nitrobenzeno (NB) em ciclohexilamina (CHA), eles prepararam um suporte C₃N₄ esfoliado ao ar contendo sítios ativos duplos Ru-Pd altamente dispersos para a hidrogenação catalítica do grupo nitro nitroaromático e anel benzeno, respectivamente.
Uma série de investigações físicas e espectroscópicas foram realizadas para caracterizar e definir completamente a relação estrutura-desempenho deste novo sistema catalisador. Essas investigações incluíram a determinação da morfologia do suporte de C₃N₄, a distribuição e interação das partículas Ru e Pd na superfície do catalisador e a dissociação e ativação de H₂ sob condições leves. Nos testes de desempenho do catalisador, uma reação de NB para CHA foi realizada para investigar mais o efeito das variáveis de reação. Um catalisador com 1,5%Ru–1,5%Pd/C₃N₄ reagiu a 80 °C e 3 MPa H₂ por 3 h produziu 100,0% de conversão de NB e 96,8% de seletividade de CHA.
O Operando FTIR (ReactIR) foi utilizado por meio de uma autoclave personalizada equipada com uma sonda ATR de diamante para medições in situ em tempo real para investigar a via de hidrogenação NB para CHA. As medições do ReactIR exibiram um espectro com picos fortes em 1350 cm⁻¹ e 1531 cm⁻¹ decorrentes do alongamento C-NO₂ simétrico e assimétrico em NB. À medida que a reação prosseguia, a intensidade do pico diminuía rapidamente, indicando uma rápida conversão de RN. Ao mesmo tempo, as bandas em 1606 cm⁻¹ e 1630 cm⁻¹ aumentaram significativamente, o que foi associado à transformação do grupo nitro em amina, indicando que a anilina estava sendo formada pela hidrogenação direta de NB. A continuação da hidrogenação fez com que os picos de amina diminuíssem gradualmente, refletindo a hidrogenação do anel benzênico para formar nafteno. Os picos duplos em 1606 cm⁻¹ e 1630 cm⁻¹ também contribuem para uma vibração do esqueleto do anel benzênico, enfraquecido com a hidrogenação do anel, à medida que a conversão do AN em CHA ocorreu. Ao rastrear as mudanças nas principais bandas espectrais em função do tempo, as medições do ReactIR demonstraram a natureza de duas etapas do processo de hidrogenação, com a hidrogenação do grupo nitro ocorrendo antes da etapa determinante da taxa, a hidrogenação do anel de benzeno.
Uma via de reação foi proposta com base na combinação dos resultados de IR operando e experimentos de GC-MS. Inicialmente, o grupo nitro é convertido em um amino, gerando anilina. Com hidrogenação adicional do anel benzênico, a anilina se converte em ciclohexilamina. Ciclohexanol e diciclohexilamina também foram observados, resultantes da desaminação do AN e condensação do CHA à medida que a hidrogenação prossegue. Estudos cinéticos mostraram que Pd dominou a hidrogenação do grupo nitro, enquanto Ru foi dominante para o anel benzeno. Os autores observaram que a atividade do catalisador foi muito melhorada pela ação dos metais não dominantes, o que aumentou a ativação e dissociação do H₂. Também contribuíram para o desempenho do catalisador os sítios Ru-Nₓ e Pd-Nₓ altamente dispersos na separação em nanoescala e a hidrogenação assistida por metal acima mencionada.