Guia do Laboratório Lean: 9 Passos para o Laboratório Lean
Ao integrar práticas eficazes com soluções tecnológicas avançadas, este guia útil apresenta as nove etapas para promover um ambiente de laboratório enxuto.
A implementação dos princípios do laboratório farmacêutico lean pode melhorar significativamente sua eficiência e qualidade. Concentrar-se em fluxos de trabalho simplificados, redução de desperdícios e melhoria contínua pode ajudar os laboratórios a obter melhor desempenho e fornecer resultados de alta qualidade.
As instalações de produção da GSK no Brasil se esforçam continuamente para otimizar o fluxo de produção, melhorar o rendimento, reduzir custos e manter a qualidade. A METTLER TOLEDO está ajudando a empresa a atingir seus objetivos por meio de tecnologia inteligente e serviço qualificado.

.jpg/_jcr_content/renditions/cq5dam.web.1280.1280.jpeg)

A GlaxoSmithKline (GSK) é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, com presença em mais de 93 países. Líder na descoberta de soluções terapêuticas, incluindo medicamentos e vacinas, também desenvolve e comercializa produtos de higiene pessoal. A rede de 84 unidades de produção da empresa em 36 países inclui duas grandes instalações nos estados brasileiros de São Paulo e Rio de Janeiro.
Recentemente, a equipe de Controle de Qualidade (CQ) de 70 pessoas para esses locais concluiu a implementação de um projeto de laboratório enxuto em parceria com a METTLER TOLEDO.
Nos laboratórios de controle de qualidade da GSK, os operadores trabalham para desenvolver métodos analíticos que apoiem o aumento de escala em cada um dos seis fluxos de valor, entre eles embalagens de matérias-primas e novos produtos.
Filipe Gimenes, gerente de controle de qualidade da GSK Brasil, diz que a natureza robusta da produção do laboratório exige um foco total em operações de qualidade que vão além do controle de qualidade tradicional. "Como uma cadeia produtiva, nossos laboratórios têm uma saída de processo de entrada (cadeia de IPO)", disse Gimenes. "Eles também têm capital humano, consumíveis, gerenciamento de reagentes e planejamento e suporte para atividades não rotineiras, como solução de problemas, limpeza e validação de processos. É muito mais do que controle de qualidade."
A METTLER TOLEDO ajudou a viabilizar os princípios do laboratório farmacêutico enxuto da GSK, fornecendo equipamentos de laboratório confiáveis para ajudar a redesenhar o laboratório e o fluxo operacional. As bancadas de trabalho foram transformadas em estações de produção em miniatura categorizadas por fluxo de valor. Os equipamentos e consumíveis necessários para cada analista foram posicionados para que cada linha possa operar com mais rapidez e eficiência.
As Balanças Analíticas Excellence também fazem parte do mix. Estes são instrumentos de alta precisão usados para medir com precisão a massa de pequenas amostras e são especialmente eficientes nos casos em que mesmo pequenas variações de peso podem ter um impacto significativo.

Fazer essas mudanças para capitalizar os princípios lean, mantendo a alta qualidade, foi tão importante para a empresa que as fábricas foram fechadas brevemente em duas ocasiões. No entanto, a produtividade adicional mais do que compensou o tempo de parada.
"O equipamento não falha", disse Gimenes. "E as melhorias no fluxo significam que nossos prazos de entrega se tornaram mais curtos, então o laboratório de GC suporta o fluxo de caixa da empresa devido à redução do tempo de ciclo de estoque que, consequentemente, aumenta a sustentabilidade dos negócios."
Gimenes, GSK
Os princípios do laboratório farmacêutico enxuto estão centrados na criação de mais valor com menos recursos, otimizando fluxos de trabalho e eliminando desperdícios.
As filosofias enxutas foram introduzidas pela primeira vez nos anos 90 na manufatura, evoluindo a partir da implementação de estratégias enxutas da Toyota. Em ambientes de laboratório, os laboratórios enxutos são gerenciados e organizados para impulsionar a otimização do processo. Os laboratórios enxutos estão focados em fornecer resultados consistentemente eficientes – tanto em termos de velocidade quanto de custo-benefício – enquanto mantêm um foco implacável na qualidade.
A implementação de estratégias de laboratório enxuto começa com o mapeamento do fluxo de valor.
O mapeamento do fluxo de valor ajuda a visualizar todo o fluxo de trabalho de um laboratório. Ao mapear cada etapa, você pode identificar gargalos e atividades que não agregam valor.
No caso da GSK, a reorganização das bancadas de trabalho em estações de produção em miniatura categorizadas por fluxo de valor deu aos trabalhadores do laboratório um fluxo de trabalho mais lógico e eficiente, reduzindo movimentos desnecessários e acelerando o rendimento.
A metodologia 5S pode ser aplicada em todos os setores, mas é particularmente eficaz em laboratórios. A implementação do 5S em um laboratório farmacêutico pode produzir melhorias dramáticas na eficiência e na qualidade.
5S significa:
A maneira como a GSK usou as estações de trabalho e os equipamentos da METTLER TOLEDO é um exemplo sólido do princípio "Colocar em Ordem" em ação.
Os laboratórios enxutos permitem um fluxo contínuo de trabalho para eficiência máxima. Isso geralmente é alcançado por meio da implementação de sistemas pull, onde os processos downstream "puxam" amostras dos processos upstream conforme necessário. Os recursos são fornecidos conforme necessário, em vez de ter materiais "empurrados" pelo sistema, independentemente da capacidade downstream.
Pode ser uma mudança sutil, mas eficaz, para melhorar a eficiência e eliminar o desperdício.
Ferramentas de gerenciamento visual, como quadros Kanban ou painéis digitais, podem melhorar a comunicação e o fluxo de trabalho em um laboratório enxuto. Essas ferramentas fornecem informações sobre o status de vários processos, ajudando a identificar gargalos e gerenciar cargas de trabalho com mais eficiência.
À medida que a otimização ocorre, esses painéis ajudam a identificar atividades sem valor agregado que podem ser eliminadas para agilizar os processos. Eles também fornecem uma maneira de monitorar e avaliar quaisquer alterações feitas.
Padronizar procedimentos sempre que possível é fundamental para um ambiente enxuto porque as práticas padrão produzem consistência e repetibilidade. Também facilita o treinamento de novos funcionários e a identificação de áreas de melhoria.
Ao integrar práticas eficazes com soluções tecnológicas avançadas, este guia útil apresenta as nove etapas para promover um ambiente de laboratório enxuto.
Uma coleção de vídeos sobre tópicos de laboratório lean, que cobrem todos os principais métodos envolvidos em uma abordagem lean, como CIP, OPF e SMED.