Apoiando novas pesquisas em análise de materiais de mudança de fase
Entrevista com Gabriel Rubio Pérez sobre sua pesquisa
Ph.D. O candidato e pesquisador Gabriel Rubio Pérez, do grupo de Engenharia de Energia da Universidade de Burgos, na Espanha, está inovando a pesquisa em Materiais de Mudança de Fase (PCM). Ele apoia sua pesquisa usando instrumentos de Calorímetro Exploratório Diferencial (DSC) e Análise Termogravimétrica (TGA) da METTLER TOLEDO.
Conversamos com Gabriel na Universidade de Burgos para falar sobre sua pesquisa.
Produto exibido: TGA
Quais são alguns problemas que você resolveu durante seu projeto mais recente?
"Recentemente, tive que encontrar uma maneira adequada de medir a condutividade térmica dos PCMs com os quais trabalho. Mais precisamente, como estabilizar a temperatura de forma constante o suficiente para obter os valores de condutividade térmica em várias temperaturas. Estou usando um conduvivímetro térmico e colocando a amostra dentro de um forno para garantir a estabilidade térmica e o controle de temperatura. Está funcionando bem até agora. É preciso muita paciência e tempo, mas os resultados são consistentes e coerentes, e isso é uma parte essencial."
"Eu estava em um beco sem saída e precisando de um novo tópico de pesquisa ...
Três meses resolveram meu problema de um ano, permitindo-me retomar meu trabalho no meu Ph.D. com esperanças renovadas.
Ph.D. Candidate and Researcher Gabriel Rubio Pérez
Você pode descrever como usa os instrumentos da METTLER TOLEDO em sua pesquisa?
"O DSC é um dispositivo fundamental para medir as propriedades térmicas do PCM, principalmente a temperatura de mudança de fase e entalpia e o calor específico nos estados sólido e líquido. Também usei um TGA para determinar a temperatura mais alta na qual o PCM se degrada e deixa de ser utilizável. Com este resultado, posso determinar a temperatura máxima que pode atingir quando usado em um sistema de armazenamento de energia térmica de calor latente.
Qualquer análise térmica adequada de materiais de mudança de fase deve relatar os resultados fornecidos pelo DSC. As propriedades que ele mede desempenham um papel fundamental ao projetar um sistema de armazenamento térmico. Ferramentas essenciais como os diagramas de fase não poderiam ser produzidas sem essas informações.
Com dispositivos de medição de alta qualidade e software de análise intuitivo, a METTLER TOLEDO me ajudou a dominar essas técnicas e produzir resultados confiáveis para a comunidade científica. Além disso, o conhecimento que adquiri me permitiu desenvolver um novo tipo de diagrama para o PCM que exibe não apenas informações sobre temperatura, mas também tempo. Esta novidade do meu Ph.D. pesquisa teria sido impossível sem este equipamento de medição.
Produto exibido: DSC
Como a METTLER TOLEDO o ajudou com sua pesquisa de doutorado?
"Quando terminei meu primeiro ano de doutorado, estava em um beco sem saída e precisando de um novo tópico de pesquisa. Este é um evento bastante comum ao iniciar uma tese. Depois de várias semanas tentando encontrar uma saída, tive a oportunidade de trabalhar no exterior em um grupo de pesquisa suíço. Foi aí que trabalhei pela primeira vez com os dispositivos de medição da METTLER TOLEDO, trabalhando em um projeto para a própria METTLER TOLEDO. Foi uma estadia frutífera na qual encontrei um novo tópico para o meu doutorado, graças às pessoas incríveis que trabalham lá e ao acesso a equipamentos de alta qualidade. Três meses resolveram meu problema de um ano, permitindo-me retomar meu trabalho no meu Ph.D. com esperanças renovadas.
Meça amostras com o DSC mais sensível do mercado - ideal para investigar todos os tipos de materiais e efeitos.