Formulação é a preparação de uma substância, realizada pela combinação de materiais componentes nas proporções corretas de acordo com uma receita ou fórmula específica. A formulação é um procedimento relativamente comum na pesagem laboratorial para indústrias como farmacêutica, cosmética, química e alimentícia.
Embora a embalagem atraente do produto seja muitas vezes o que primeiro chama a atenção do cliente, é o aroma e o sabor de um produto que o faz comprá-lo repetidamente. Um produto alimentício bem-sucedido é o resultado de uma longa linha de tentativa e erro no processo de desenvolvimento de alimentos. Um ligeiro ajuste na concentração de amido na formulação, ou a adição ou subtração de um ingrediente aparentemente insignificante, pode alterar completamente a experiência sensorial.
O desenvolvimento do produto começa com a identificação de uma tendência de consumo e, portanto, uma oportunidade de mercado para um novo produto. Cientistas de alimentos trabalham em sua cozinha de laboratório para criar uma série de protótipos. Após vários testes e revisões, a formulação mais favorável é transformada em um produto comercial. Essa é uma das razões pelas quais a formulação de receitas rastreáveis é importante na pesagem em laboratório.
Desafios na formulação de receitas rastreáveis
Durante o desenvolvimento de uma nova bebida de cacau, uma conhecida empresa europeia de nutrição explicou seu processo de formulação: os cientistas de alimentos na cozinha do laboratório recebem os ingredientes necessários - vários tipos de chocolate em pó, cacau e açúcar, bem como quantidades menores de aromas mais sutis. Cada receita de protótipo é identificada por um código único, com as listas de ingredientes salvas em uma planilha do Excel®. Cada receita é impressa e os ingredientes são riscados da lista, um a um, à medida que são adicionados à mistura. Os ingredientes são adicionados individualmente a um saco na balança, que é no início do processo e novamente antes da adição de cada ingrediente. Os valores de peso são registrados manualmente.
Riscar os ingredientes da lista ajuda a garantir que nenhum ingrediente seja perdido, especialmente quando as cores dos ingredientes são muito semelhantes. Embora essa prática seja eficaz, ela não impede totalmente que um ingrediente seja perdido ou adicionado acidentalmente duas vezes. Em uma cozinha movimentada, onde os cientistas de alimentos podem ter que fazer de 30 a 40 receitas por dia, qualquer erro retarda o processo de desenvolvimento. Além disso, registrar todos os valores de peso manualmente leva um tempo considerável e é propenso a erros. Quando a pressão para entregar é alta, às vezes os pesos não são registrados. No final, um cientista pode se deparar com o problema de não saber em que consiste uma mistura.
Uma solução eficiente
A METTLER TOLEDO oferece uma solução econômica para resolver problemas no processo de formulação de receitas rastreáveis para pesagem em laboratório. As balanças MX e MR apresentam várias interfaces, permitindo que uma impressora METTLER TOLEDO P-5x e um leitor de código de barras disponível comercialmente de sua escolha sejam conectados à balança ao mesmo tempo. Saiba mais lendo nossa nota de aplicação.







